Belo Horizonte

Cidade SP

Belo Horizonte é uma das maiores cidades do Brasil e apesar de não ser um dos primeiros destinos que passa na cabeça de quem quer viajar, é um lugar cheio de pontos turísticos e culturais, além de ser uma cidade totalmente aconchegante e com uma gastronomia para ninguém colocar defeito. BH, como é carinhosamente chamada pelos turistas, é a famosa capital dos botecos e já foi indicada como a metrópole com melhor qualidade de vida da América Latina pelo Population Crisis Commitee da ONU.

Todos que visitam a cidade sempre saem apaixonados pela gastronomia local. Quem resiste a um bom pão de queijo ou qualquer outra delicia típica como feijão tropeiro, costelinha e lombo de tutu? Em qualquer local de Belo Horizonte é possível encontrar uma boa mesa para se alimentar.

Quem pretende conhecer a capital mineira tem que conhecer o Mercado Central, pois os melhores temperos estão lá, além de muitas outras coisas como artesanato, objetos de decoração, flores, entre outros. É possível agendar uma visita guiada no mercadão. As primeiras obras assinadas por Oscar Niemeyer estão no entorno da lagoa da Pampulha, é lá que se concentra o mais belo conjunto arquitetônico da capital e todas foram projetadas na década de 40, são elas: o Museu de Arte da Pampulha, o espaço de exposições Casa do Baile e a Igreja São Francisco de Assis que é ornamentada por 14 papéis de azulejo criados por Cândido Portinari e é o principal cartão postal da cidade.

Os espaços culturais e museus são os principais atrativos da cidade e reúnem visitantes de todas as idades, entre eles estão o Museu de Ciências Naturais, que chama, principalmente, a atenção de crianças e, um dos mais importantes espaços culturais, o Palácio das Artes que conta com muitos espetáculos e fica no Parque Municipal, o coração da cidade. O Circuito Cultural da Praça da Liberdade também chama a atenção quando o assunto é cultura, pois reúne oito prédios antigos que foram transformados em espaços interativos. Lá se encontra: Espaço TIM/UFMG do Conhecimento, Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais Vale, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Museu Mineiro, Arquivo Público Mineiro, Palácio da Liberdade e Centro de Arte Popular/Cemig.

Conhecida por ser a capital brasileira dos botecos, Belo Horizonte tem inúmeros bares e botecos para todos os gostos. Desde o mais sofisticado até o mais moderninho, todos eles têm uma coisa em comum: o capricho na hora de fazer os petiscos tipicamente mineiros. Para acompanhá-los, nada melhor que uma autêntica cachaça ou um chopp geladinho.

São 2 os aeroportos que atendem a cidade:

  • - O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, mais conhecido como Aeroporto de Confins CNF ou BHZ, é o principal aeroporto do estado de Minas Gerais. Localiza-se no município de Confins, em Minas Gerais, a uma distância de aproximadamente 40 km de Belo Horizonte na Rodovia LMG-800, km 7,9, s/n, Confins - MG, 33500-900.
  • - O Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, mais conhecido como Aeroporto da Pampulha PLP, é um aeroporto doméstico de Belo Horizonte, um dos mais tradicionais aeroportos do Brasil e é localizado na Praça Bagatelle, 204 - São Luís, Belo Horizonte - MG, 31270-705.